quarta-feira, abril 30, 2008

Cine-crítica

Algumas noites de insónias, algumas manhãs de Outono na cama, vários filmes, uns muito maus, outros muito bons. Começando pelo pior:


3/10
Estive várias vezes para desligar e ver qualquer coisa mais interessante. A curiosidade foi maior e gramei esta porcaria até ao fim. Só leva um 3 e não um 2, porque há pequenas parvoíces do Mike Myers que ainda fizeram sorrir um bocadinho. Mas o filme é mau, não aconselho a ninguém.


Forgetting Sarah Marshall
7/10
Surpreendentemente um bom filme. Estava à espera de uma comediazinha romântico-patética, mas encontrei um filme com piada, com clichés muito bem retratados e que aconselho vivamente.



Para mim, o Kar Wai Wong é uma espécie de Manoel de Oliveira versão techno. Este filme está tremendamente bem realizado, como todos os filmes dele (pelo menos os que vi) tem uma cor que me fascina, actores trabalhados ao pormenor, mas.. é uma seca do caraças. E o argumento não me cativou por aí além.Vale mais pelo filme enquanto peça de arte, do que pelo filme enquanto história.



6/10
É mais ou menos a mesma coisa que o anterior. Com uma única nuance: até meio do filme, tive a sensação de estar a ver um enorme onanismo intelectual do Ethan Hawke. O filme está muito bem filmado mas, no geral, é muita película para coisa nenhuma. Alguém devia dizer ao Ethan que lá por terem pegado nele e filmado um dos melhores filmes de sempre sobre relacionamentos, não quer dizer que ele saiba a fazer o mesmo.
-->

E de repente, estou calmamente sentado no sofá, alguém liga a confirmar um plano, surge a frase: Já viste o "Any way the wind blows" realizado pelo Tom Barman? Não - respondo eu - já nem me lembrava que o gajo tinha feito um filme. Nunca vi. Passa por aqui e vemos isso. Planos confirmados, keeping it real, convida-se mais uns amigos que não se vê há uns tempos, carrega-se no play.
E de repente, levamos com o melhor filme que vi nos últimos anos. Por outras palavras: pelas minhas contas, nenhum filme me surpreendia tanto pela positiva há 3 anos. Não é uma obra-prima. É, simplesmente, um excelente filme, que não paro de recomendar a toda a gente que conheço . Além disso, tem uma banda sonora daquelas que irão durar anos na playlist. Uma BSO com a qualidade da BSO de Trainspotting, The Big Lebowski ou de Pulp Fiction.
Adoro ser apanhado desprevenido desta maneira por filmes de que nada estou à espera. Num momento é só um filme do gajo dos dEUS, no outro, é um grande filme!

9/10


_____
1 ABSOLUTA PERDA DE TEMPO: Geralmente não vejo o filme até ao fim.
2 MUITO MAU: Vi até ao fim, mas mais valia ter estado quieto
3 MAU: mau.
4 MAUZINHO: Até tinha algumas expectativas; desiludiu; nada de especial.
5 NEM AQUECE NEM ARREFECE: Vê-se bem, mas não aquece nem arrefece.
6 BONZINHO : Vê-se bem; gostei; tempo bem empregue
7 BOM: bom filme; sim senhor, bons pormenores e tal.
8 MUITO BOM: Epá granda filme! sim senhor's.
9 EXCELENTE: não me canso de recomendar o filme aos amigos; adorei; falta qualquer coisa para ser obra-prima.
10 OBRA-PRIMA: Top dos filmes da minha vida.

Sem comentários: