sexta-feira, maio 09, 2008

Cine-Crítica

Se não soubesse que o filme era realizado, produzido e escrito por F.F. Coppola, um dos 2 ou 3 génios vivos da 7ª arte e aquele que fez alguns dos melhores - e meus preferidos - filmes da historia do cinema, eu não tinha gostado tanto. Certo.
Se eu não tivesse já lido a crítica e soubesse o quão desprezado foi o filme, teria gostado mais. Certo.
A verdade é que eu esperava uma tentativa de filme europeu com um toque suficientemente inteligente de blockbuster para não dar buraco e (re)arruinar a carreira. Uma tentativa de filme noir . Isso, uma tentativa.
Mas “youth without youth” é muito mais do que uma tentativa. Isto é uma história, uma excelente história, brilhantemente contada. É um belíssimo filme.
Para quem, como eu, acha que "In weiter ferne, so nah!" " ou “Apocalypse Now” são obras-primas merecedoras de 10 em 10, tenho que classificar este com um 9.9 . Preciso de o ver outra vez. O filme não é fácil. É um filme a rever 2 ou 3 vezes. Em cada uma aposto que se descobrirá novos elementos no cenário, novos diálogos, novas filosofias. Meu deus, a filosofia deste filme! Preciso de o rever para ter o clique que me faça disparar sem a mínima dúvida para o 10. Mas gostei. Gostei mesmo muito.
"Youth without youth"
9.9/10

Sem comentários: