terça-feira, setembro 30, 2008

Pensamentos avulso sobre Obama

i) Foi de facto um momento histórico. Não haja dúvidas. Pensar na América no último século e ver hoje um negro a caminho da casa branca é, sem margem de dúvidas, um momento histórico. O momento histórico não se restringe ao facto de ser o primeiro presidente negro: foi o presidente de sempre eleito com mais votos populares; a onda de apoio popular que se gerou, o uso da internet, os valores monetários doados por particulares; os jovens, até então descrentes em política, que foram votar; as palavras esperança e mudança como vectores-chave de uma ideologia; tudo isto é histórico. Também é histórico haver tanta gente mundo fora a torcer por Obama. Ou contra Bush? Creio que a torcer por Obama.

ii) Porque acho que este é o século das mulheres, tenho uma enorme curiosidade em ver qual irá ser o papel de Michelle Obama. Não a imagino só a escolher a côr dos tapetes da Sala Oval, nem a restringir-se à filantropia que reservam ao papel de primeira-dama. Bem sei que o marido ainda nem começou o cargo de Presidente, mas não me admirava num Michelle Obama em 2016 ou, imaginado um mandato de senadora, Michelle 2020. Já vimos este filme com os Clinton. A esta distância fazer estas especulações é ridículo, serve apenas para escrever que estou convicto de que Michelle terá um importantíssimo papel político na América durante e após o mandato do marido.

iii) Confesso que, usando uma expressão de Medeiros Ferreira, também eu sou um “viúvo de Hillary Clinton”. Sempre fui (e sou) um céptico de Obama. Isso não me impede de reconhecer que neste contexto de crise e falta de confiança ele é uma escolha acertada. E não tenho muitas dúvidas, será um bom Presidente.

iv) Ainda durante as primárias se falava numa possível candidatura de última hora de Al Gore. Arranjado um novo Messias (Obama), já ninguém se lembra do Al.

v) Temo que Obama venha a ser mais isolacionista do que se pensa. A prioridade focada na economia, as opiniões de Obama sobre comércio externo, por tudo isso, não sei se não nos iremos desiludir.

vi) JF Kennedy não viu o homem chegar à lua. Bobby Kennedy nunca chegou a presidente. Luther King não viu o seu sonho ser concretizado. Só espero que Obama leve os seus 2 (!) mandatos até ao fim. Imaginem todos os Rednecks, KKK’s, Supremacias brancas, paramilitares e maluquinhos racistas em geral nos EUA a verem aquilo que mais odeiam (um negro) a comandar aquilo que mais amam (US of America). Decerto que todos já pensaram nisto, curioso é como o assunto (ainda) é tabu na comunicação social.

vii) O partido republicano ficou numa posição altamente fragilizada após estas eleições. A escolha de Palin e algumas posições de McCain reduziram o partido a um eleitorado branco e altamente conservador. Como sobreviverá o Partido nos próximos 4 anos?

viii) O discurso de Obama na noite de vitória é um texto fantástico de politica e de humanismo. Também esse ficará para a história.

ix) Economia, Israel/Palestina, Guantanamo acho que vão ser das áreas que as expectativas em relação a Obama mais serão goradas.

x) Já estou farto da Direita Europeia e Portuguesa incomodada com o fascínio de tanta gente por Obama. Até parece que se esqueceram como pateticamente alegres andaram - eles, a Direita Europeia - com Sarkozy há uns tempos.

xi) Os apoiantes de Obama depositam tanta esperança nele que qualquer deslize irá ser uma frustração enorme. Obama é humano e irá errar. Qual será a reacção do eleitorado que nele votou?

xii) A democracia dos EUA é absolutamente fascinante e grandiosa, digam o que disserem.

Sem comentários: