sexta-feira, outubro 20, 2006

"Letting everyone down would be my greatest unhappiness" M.A.



Sobre o filme (e que bom filme!) está tudo escrito no Kind of Blog, na crítica do conhecido cinéfilo Kalash. Quanto à banda sonora, muito se tem dito e muito mais se dirá. Será de certeza daqueles álbuns que muita gente irá guardar na pasta OST do seu PC.
O filme é de facto muito bom. Não na onda sex, drugs and punk-rock que eu estava à espera, mas antes um ritmo sereno, com entradas de banda sonora no sítio certo, para criar o ambiente certo. Armando-me em cromo e utilizando a mesma classificação que os energúmenos críticos do Público, entre O e *****, daria um *** (= a não perder) a este filme muito bem filmado. Como diz Kalash, numa tirada deveras cinéfila, a "actriz" principal é Sofia Coppola.

Mas estando tudo dito sobre o filme no Kind of blog, serve este texto para chamar a atenção a um pormenor extra banda sonora:


Marianne Faithfull .



Neste filme, faz o papel de Maria Teresa, Imperatriz da Áustria e mãe de Maria Antonieta. Marianne Faithfull tem uma extensíssima carreira musical, muitas participações em variadíssimos filmes e séries de Tv., bem como participações suas em bandas sonoras. O seu último álbum - o único que conheço mais profundamente – “Before the Poison”, merece uma audição cuidada. Para quem gosta do género, aconselho vivamente.

Mais, se querem ter pesadelos, vejam o filme e, na parte em que aparece a Imperatriz, imaginem-na a tomar uns LSD com o seu namorado Mick Jagger. Marianne Faithfull, além de ter tido uma relação com o vocalista dos Stones, teve sérios problemas de dependência de drogas durante alguns anos.

A parte deste pesadelo Imperial, quero com isto tudo dar o merecido destaque de uma Senhora que, neste filme, faz um mero papel secundário. Na vida musical, o papel principal foi e ainda é dela.

Sem comentários: