quinta-feira, janeiro 18, 2007

Amnésia


O Público de hoje noticia: “Santana Lopes convidado duas vezes para líder parlamentar do PSD”.

“Gosto muito de política e gosto muito de ser deputado, mas mais nada. Não tenho projectos políticos para o curto e médio prazo” afirmou Santana Lopes.

As questões que se colocam parecem-me óbvias:

- Que a bancada do PSD vai mal (infelizmente para a democracia e para Portugal) é certo e sabido, mas a vontade de protagonismo é assim tanta que queiram de volta o pior dos piores? Não sou filiado nem sequer simpatizante do PSD mas ainda tenho algum respeito pelo partido. Pensei que tinham aprendido com os erros e que tinham percebido que a demagogia popularucha já não convence ninguém.

- Santana Lopes ainda é deputado?! Ainda vive em Portugal? Será que consegue sair à rua?...

- Mas alguma vez este senhor teve planos a curto, médio ou longo prazo? Alguma vez teve, pura e simplesmente, algum plano, alguma ideia?

- Que gosta muito de ser político, já eu sabia; “(…)mas mais nada.”
Também já me tinha apercebido disso: político (no pior sentido da palavra) e mais nada.

Como a amnésia é um mal colectivo nacional, aposto que quando o Zé Manel voltar de Bruxelas, o PSD estender-lhe-á a passadeira vermelha para Belém. O povo embasbacado com esse “grande Português” que liderou a Europa, votará em massa no grande timoneiro*.


Alguns seres com um bocadinho mais de memória, lembrar-se-ão que o Zé, aquando da perspectiva de um melhor ordenado e mais protagonismo, deu de frosques para Bruxelas, porque a situação por cá não ia para melhor. Estávamos a passar do discurso da tanga para o do fio dental. As eleições europeias tinham ditado uma derrota ao PSD e o Zé ainda veio à TV dizer aos Portugueses que tinha percebido a mensagem. Meses depois, ala que se faz tarde.


A todos os portugueses aconselho peixinho grelhado com mais frequência. Entre outras coisas, faz bem à memória.


(*)- reparem neste fantástico trocadilho com o passado Maoísta do Zé.

Sem comentários: